Jogo de “esconde-esconde” na web

hiding webUm dia desses eu estava discutindo com um amigo sobre a importância das empresas participarem das redes sociais. Meu ouvinte era atento e, de repente, ele me sapecou com duas questões inesperadas:

1. Se minha empresa tem uma marca desconhecida na web, como seremos encontrados?
2. Como eu descubro onde está meu público-alvo nas redes sociais (não quero perder tempo com quem não se interessa pelo meu discurso; quero buscar afinidades)? São duas questões simples e óbvias, mas difíceis de serem respondidas por quem está distante das novas mídias.

A primeira pergunta (como seremos encontrados) pode ser traduzida de maneira mais objetiva para: o que fazer para ser bem ranqueado na busca orgânica do Google, quando alguém procura por algo que eu tenho para oferecer? Eu adoro analogias. Imagine que você vende sorvete de chocolate, mas não qualquer sorvete de chocolate, simplesmente o melhor da cidade. Você marketeia seu sorvete de chocolate na web, através de seu web site, ou de um blog. Do outro lado está um público fanático por sorvete, buscando o melhor da cidade, só que no momento ele tende para o sorvete de abacaxi.

Aqui duas coisas são importantes;

  • Você precisa saber que existe um público disposto a pagar por um bom sorvete.
  • E que, no momento, a preferência do público não é pelo sabor chocolate, e sim por abacaxi.

Aí você pode tomar duas decisões: mudar sua estratégia para o sorvete de abacaxi, ou tentar convencer o público que se experimentar o sabor chocolate vai se encantar. Para isso você tem antes que fazer um trabalho de monitoramento. Como o público busca por um sorvete diferenciado? Que palavras-chave são usadas na busca? Existem ferramentas e formas de se fazer esse monitoramento (não é complicado), mas isso não cabe discutir aqui.

Suponha que você descubra que as tags, ou palavras-chave, mais freqüentes na busca de seu público-alvo são: sorvete italiano, sorvete cremoso, sorvete de abacaxi, gelato, o melhor sorvete da cidade, sorvete especial. O que fazer a seguir? Os conteúdos (textos, fotos, vídeos) que você publicar na web devem conter essas palavras-chave e serem também indexados por elas quando publicados em redes sociais (nas redes sociais todos os conteúdos são indexados por palavras-chave, ou pelo menos deveriam). Observação importante: não indexe seu sorvete de chocolate pela tag “sorvete de abacaxi”, pois esse é um dos pecados mortais que o algoritmo do Google não perdoa.

Em seguida, descubra onde seu público-alvo se encontra nas redes sociais para falar de sorvete. Imagine que você descubra um grupo no Facebook denominado “ice cream lovers” e um outro grupo no Orkut de “chocólatras”. Vale agora fazer um pouco de seeding, ou seja falar um pouco sobre o “melhor sorvete da cidade”, ou sobre “as vantagens para a saúde do sorvete de chocolate”, diretamente para esses grupos. A partir daí você deve monitorar os acessos a seu site/blog, o ranqueamento deste no Google e vai, pouco a pouco, ajustando seu conteúdo para melhorar cada vez mais a visibilidade. Acho que com isso respondemos à primeira pergunta.

A segunda pergunta (como eu acho o público que me interessa nas redes sociais) é mais simples de responder. Para participar das redes sociais todo mundo tem que construir um perfil público. Como os sites de social media incentivam a construção de bons perfis, o público capricha nos detalhes, especificando idade, sexo, preferências, afinidades, especialização no trabalho, cargo que ocupam, hobbies, outras redes sociais que participam, blogs que possuam, etc. São “fichas completas” de seu público-alvo. Resta saber apenas onde eles se agrupam para exercer suas afinidades.
Não são tantas as redes sociais que você terá que pesquisar: sites de relacionamento pessoal (tipo Facebook), sites de relacionamento profissional (tipo LinkedIn), sites de media sharing (tipo YouTube, Flickr, Slideshare), Twitter e blogs. Todas essas plataformas têm mecanismos de busca por palavra-chave. As plataformas social media (como blogs, por exemplo) são também registrados por afinidades em através de Social Network Agregators, tipo BlogBlogs, Technorati). Está virando tendência também, os agregadores específicos por afinidades (ex.: produtos infantis), tornando nossa vida ainda mais fácil.

Resumindo, graças à transparência típica das redes sociais, achar e ser achado é meramente uma questão de método e foco, mas não é absolutamente difícil. Hoje já existem agências e consultorias especializadas em SMO (Social Media Optimization), que auxiliam sua empresa na melhoria da visibilidade de marca na web, em particular nas redes sociais. Não se envergonhe em pedir ajuda, pois estamos vivendo o início de novos tempos.

2 Respostas para “Jogo de “esconde-esconde” na web

  1. Prezado Augusto,

    Fico feliz em encontrar um artigo bem escrito e esclarecedor sobre o assunto. O que se vê por aí são textos que falam muito e explicam pouco. Aguardo outros nesta mesma linha. Quem sabe algum sobre o assunto que vc não quis discutir neste. (“Existem ferramentas e formas de se fazer esse monitoramento (não é complicado)…”

    PS. Este excelente texto só podia ter sido escrito por alguém ligado a Polvora! Aproveito para enviar saudações aos amigos Edney e Inagaki.

    Abraços.

    • Marcos, fico feliz que você tenha gostado. O objetivo foi apenas dismistificar uma assunto que os leigos consideram complicado e que na verdade não é. Gostei de sua sugestão de em continuidade escrever algo sobre ferramentas e formas de fazer o monitoramento. Convidei o Edney para fazer esse post, pois acho que deve ter uma abordagem um pouco mais técnica. Visite nossos blogs do Grupo RMA e, se gostar, divulgue:
      * BizCookies – dicas de negócios (gestão, RH, comunicação, vendas)
      * Chega Mais – temas relax, ligados à política, quotidiano e lazer
      * ComRemix – remixando a comunicação, com foco em PR 2.0 e as novas mídias
      * Metas de Vendas – especializado em temas relacionados à gestão do processo de vendas
      * Social Media Club – dedicado às redes sociais

      abs

      Augusto

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